domingo, 10 de junho de 2012

EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

Educação Holística

Numa visão holística, educar é a mistura de aumentar, de ensinar, de gerar. Mistura não no sentido de fragmentação, mas de uma gestalt, onde as partes se unem numa harmonia, convergindo para uma totalidade. Sendo este o atual desafio da educação, ou seja, a fuga da fragmentação, do imediatismo.

Fragmentação

      É fundamental promover uma não-divisão entre sujeito e objeto, entre mente e corpo. Sendo essencial trabalhar com o todo, o que nos leva a refletir sobre a educação infantil, que ao me ver promove esse tipo de trabalho naturalmente.

No entanto, ao iniciar o Ensino Fundamental o educando sente a separação mente-corpo, o que nos leva a relembrar um texto de Alicia Férnandez, onde esta cita o sonho recorrente de uma aluna com “corpos-cadernos”.

  A imutabilidade é inimiga do risco, no entanto, não há imutabilidade na natureza, como nos citou o filósofo Heráclito de Éfeso. Portanto, como haveria imutabilidade na educação? Fomos educados através da fragmentação, ou seja, separando os conhecimentos em categorias, para que tenhamos a sensação de controle. Entretanto, isso vem a ser um engodo face à totalidade da realidade.

 

                                                                                                      Karla Cristina

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla