quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NO FINAL DO PROJETO SOBRE ANIMAIS ( CRIANÇAS DE 4, 5 E 6 ANOS)

A Construção da escrita


Na educação infantil os nomes das letras estão vinculados  principalmente ao nomes dos alunos ,os quais são muito significativos. Através da chamadinha as crianças vão reconhecendo globalmente os nomes dos colegas,  as letras e sílabas iniciais, além das  letras  finais  , comparando  semelhanças e diferenças  entre estes.  Quando trabalhamos  em um projeto como "OS ANIMAIS"   é do mesmo modo, pois fazemos listas com palavras significativas. O projeto é interdisciplinar e tudo é trabalhado  dentro de um contexto, tais como: as atividades com recorte e colagem, as artes plásticas , as brincadeiras (piscomotricidade) , a leitura e a escrita, a contação de histórias,  as músicas e o raciocínio lógico  são abordados dentro do contexto da área natural ou sócio-cultural que é o tema central do projeto.
Um ambiente  alfabetizador estimula o interesse da criança pela leitura e a escrita, estas então começam  a estabelecer as relações entre fonemas/grafemas. Comparam semelhanças e diferenças entre palavras e a função da escrita na sociedade através dos diversos gêneros textuais trabalhados durante o projeto. Ao estudarem em um ambiente  como este começam a construir as suas hipóteses sobre a escrita  , porém cada uma no seu ritmo.
 Não é o objetivo da educação infantil alfabetizar e sim estimular todas as áreas do desenvolvimento infantil  , porém não informá-las, é não proporcionar um direito que cabem as crianças da classe popular, além de sabermos que é na  faixa etária de até os seis anos  de idade que as conexões cerebrais ocorrem aos milhões e seria um desperdício não aproveitar isso, pois estão ávidas por conhecimento! 
Na educação infantil, as crianças com certeza  precisam brincar, desenhar e  socializar e isso pode ser feito juntamente com aquisição do conhecimento da leitura , escrita, matemática e áreas do conhecimento natural e sócio-cultural. A incrível memória que possuem e desenvolvimento cognitivo não podem deixar de serem estimulados nesta fase !
                                                                                                              
Karla Cristina

                                                                                                                               

Como se aprende a ler e escrever?

Grande parte das crianças da escola pública precisa ter acesso a um ambiente alfabetizador
A polêmica sobre ensinar ou não as crianças a ler e a escrever já na Educação Infantil tem origem em pressupostos diferentes a respeito de várias questões. Entre elas:
O que é alfabetização? Alguns educadores acham que é a aquisição do sistema alfabético de escrita; outros, um processo pelo qual a pessoa se torna capaz de ler, compreender o texto e se expressar por escrito.
Como se aprende a ler e escrever? Pode ser uma aprendizagem de natureza perceptual e motora ou de natureza conceitual. O ensino, no primeiro caso, pode estar baseado no reconhecimento e na cópia de letras, sílabas e palavras. No segundo, no planejamento intencional de práticas sociais mediadas pela escrita, para que as crianças delas participem e recebam informações contextualizadas.
O que é a escrita? Há quem defenda ser um simples código de transcrição da fala e os que acreditam ser ela um sistema de representação da linguagem, um objeto social complexo com diferentes usos e funções.
Em razão desses diferentes pressupostos, alguns educadores receiam a antecipação de práticas pedagógicas tradicionais do Ensino Fundamental antes dos 6 anos (exercícios de prontidão, cópia e memorização) e a perda do lúdico. Como se a escrita entrasse por uma porta e as atividades com outras linguagens (música, brincadeira, desenho etc.) saíssem por outra. Por outro lado, há quem valorize a presença da cultura escrita na Educação Infantil por entender que para o processo de alfabetização é importante a criança ter familiaridade com o mundo dos textos.
Na Educação Infantil as crianças recebem informações sobre a escrita quando: brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, fascículos etc.; e o professor lê para a turma e serve de escriba na produção de textos coletivos.
Alguns alunos estão imersos nesse contexto, convivendo com adultos alfabetizados e com livros em casa e aprendendo as letras no teclado do computador. Eles fazem parte de um mundo letrado, de um ambiente alfabetizador. Outros não: há os que vivem na zona rural, onde a escrita não é tão presente, e os que, mesmo morando em centros urbanos, não têm contato com pessoas alfabetizadas e com os usos sociais da leitura e da escrita.
Grande parte das crianças da escola pública depende desse espaço para ter acesso a esse patrimônio cultural. A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimizar diferenças socioculturais. Para que os alunos aprendam a ler e a escrever, é preciso que participem de atos de leitura e escrita desde o início da escolarização. Se a Educação Infantil cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que os façam pensar e compreender a escrita, no final dessa etapa eles estarão naturalmente alfabetizados (ou aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores e escritores)".

 Texto de Regina Scarpa (coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita)
O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NO FIM DO PROJETO  OS ANIMAIS
TRABALHO  REALIZADO EM 2006
Pedro com 5 anos
( silábico)




Pedro com 5 anos (silábico-alfabético)




Pedro no final do ano com 6 anos ( alfabético)




Roberta - Ondinhas para representar a escrita ( pré-silábica).




Tentativas para copiar o nome . As letrinhas afastadas ainda( pré-silábica).

Vitor com 4 anos ( silábico com consciência sonora da consoante)



Rebeca( silábica)

 Rebeca com  5 anos ( silábica)

Rebeca - silábica-alfabética

Rebeca no final da educação infantil com 6 anos ( alfabética)



Gabriel com 4 anos (alfabético)




Gabriel com 4 anos . Escreveu os nomes dos seus familiares. Não é cópia! (alfabético)



Daiany com 4 anos ( alfabética)

Jeferson com 4 anos ( silábico-alfabético)

Fim do projeto " OS ANIMAIS". VISITA AO ZÔO




  • .RODINHA
  • . Texto coletivo sobre a visita
  • . Dizer quais animais mais gostaram de ver
  • . Registrar ( trabalhar letra e sílaba inicial )
  • . Nesta fase final muitos alunos já estavam escrevendo no meu lugar no cartaz.
  • Atenção escrever é diferente de cópia!

  • . Atvidade
  • . Desenhar o animal preferido e os nomes destes

Animais que locomovem-se na terra , na água e no ar


  • Rodinha
  • . Imitar os movimentos dos animais pedidos e dizer se locomovem-se no ar ,na água ou na terra.

  • .Atividade
  • . Desenhar os animais,  recortar e colar no mesmo conjunto aqueles que locomovem no ar, na terra e na água
  • . Escrever os nomes dos desenhos , demonstrando a hipótese de escrita dos alunos.

" NÃO ATIRE O PAU NO GATO"







                                                 

Resultado de imagem para musica não atire o pau no gato

  • . RODINHA (1º dia)
  • . Cantar a primeira versão da música " ATIREI O PAU NO GATO"
  • . Perguntar se está certo atirar o pau no gato
  • . Perguntar quem tem animal em casa e dizer qual animal e o nome.
  • . Perguntar se cuidam dos animais e como cuidam
  • . Dizer que os animais que nós criamos em casa ou na fazenda são chamados de domésticos . Eles precisam de nossos cuidados.
  • . Perguntar se podemos criar jacaré , golfinho ou tartaruga em casa e qual o lugar que eles vivem.
  • . Falar que esses animais são selvagens porque é na natureza  que eles devem viver. Está errado quem cria esses animais em casa.
  • . Mostrar figuras de animais em extinção e mostrar que eles estão sumindo porque os homens os caçam para tirar a pele e fazer bolsa, sapato e casaco , além de colocarem fogo na floresta matando vários animais.

  • Atividade ( 1º dia)

  • Envolver a palavra GATO na música
  • Dobradura do gato
  • Formar a palavra GATO com letras móveis
  • Enfatizar som da letra G ( lista de palavras que começam com G)
  • Atividade extra- classe  (2ºdia)
  • . Ver o filme da Tainá
.
  • Atividade (2º dia)
  • . Levar o animal doméstico ( pedir aos pais que esperem um pouco para poder levá-los embora)
  • . Desenhar seus animais domésticos e escrever os nomes deles

  • Atividade ( 3º dia)
  • . Desenhar um animal selvagem e escrever o nome
  • . Desenhar um animal em extinção e completar o nome com letras iniciais

A BORBOLETA






















A Joaninha Rabugenta

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Relação quantidade/ numeral /adições e subtrações


  • .Rodinha
  • . Cantar a música "A galinha do vizinho bota ovo amarelinho" que fala sobre a relação quantidade/numeral e mostrar o cartaz da sala.
  • . Atividade
  • . Colar os milhos de acordo com a quantidade

Relação dentição dos animais X alimentação destes



JACARÉ PASSEANDO NA LAGOA
JACARÉ PASSEANDO NA LAGOA
VIU UM PEIXINHO
E ABRIU A BOQUINHA E NHAC NHAC NHAC...

  • Rodinha
  • Pedir que os alunos falem o nome de outro animal e perguntar o que eles comem e adaptar na música.
  •  Mostrar vários animais e suas dentições e perguntar o que os animais comem observando o tipo de dentição.  Ex: O leão tem dente pontudo , serve para comer que tipo de alimento?

  • .Atividade
  • . Pedir que os alunos desenhem um animal e o que eles comem
  • . Escrita espontânea sobre o animal e o alimento deste.

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

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Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla